quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TURISMO VIROU PIADA, ME FAZ MUITO MAL.

Antes mesmo de começar o novo governo, governo este que defendo e acredito ser a continuidade do processo de  inclusão social, recuperação da cidadania e da dignidade, onde os benefícios do crescimento sejam repartidos e entregues para todos, fico perplexo e indignado com a maneira jocosa que somos tratados. Mesmo nossos pares estão tratando o turismo, com piadas, tiradinhas ou pior, líderes de entidades do próprio conselho nacional de turismo, esquecem que devem representar os seus pares e não aos seus interesses pessoais e já defendem o indefensável.
O turismo vem contribuindo nos últimos anos com muita força para a vitalidade da economia, criando novos destinos, agregando valor, gerando emprego e renda. Fora isso são novos consumidores, novos segmentos, como a melhor idade, os jovens e em especial a classe “C”.
O Ministério sempre cumpriu papel importante nesse processo, sabemos todas as conquistas dos últimos anos, tanto do ponto de vista de orientação e organização da indústria, apoio a produção e criação de alternativas para roteiros, capacitação, apoio as entidades organizadas. A lei geral deu corpo e formalizou a atividade e nos permitiu uma vida legal, mesmo com alguns reparos a serem feitos.
A EMBRATUR ampliou nossa visibilidade fora do país, crescemos em participação em feiras, ações com o “trade” dos países emissores, muitas atividades de qualificação do receptivo.
Foram  muitos avanços e não cabe a mim descrevê-los, pois o ministério já fez seu balanço.
Minha visão é que tivemos um bom momento nos últimos 8 anos, e agora ?
Agora começamos com pauta desqualificada, sem nenhum assunto relevante para nossa indústria. Ao contrário de discutir a indústria hoteleira, sua matriz de competitividade, sua capacidade para copa do mundo e Olimpíadas, se discuti diárias de motel no Maranhão, que vergonha !!!
A mídia que independentemente de ser de oposição ou não, nos coloca na pior posição possível : fúteis, falastrões e irresponsáveis, viramos piada.
Por mais que se queira fazer a defesa das atitudes do novo ministro, o fato é que a visão que fica no público é que só passeamos, que vivemos em festas e jantares e e banquetes. E a pior das cenas : que vivemos em orgias e festas. Quanta luta para retuirar esse estigma e agora temos o líder maior do segemnto como piada em todas mídias sociais e na grande imprensa .Muito ruim !!!
Será que precisamos disso ? depois de tantas lutas, será que merecemos esse estigma ?

3 comentários:

  1. Fato: precisamos nos organizar e mostrar que estamos fazendo um trabalho qualificado, que merece ter continuidade e ser respeitado, pois gera emprego, renda, qualificação e alternativa de desenvolvimento para diversas regiões brasileiras!

    Lideranças do turismo, precisamos nos unir!!!

    ResponderExcluir
  2. É desanimador ... mas não podemos deixar as coisas assim, temos um grupo forte, que precisa se unir de verdade agora. Como podemos fazer?

    Abs

    Simone Scorsato

    ResponderExcluir
  3. É triste , temos que organizar o turismo, mostrar valor e agregar o mesmo a cultura do Brasil. Fazer valer nossos estudos e nossos diplomas. União seria a palavra neste momento.

    Abs:

    Felipe Diniz
    Belo Horizonte/MG

    ResponderExcluir