Segunda, cheguei aqui no escritório e vi que fim de ano ferve mesmo, e ferve mais que qualquer outra época. Aí me pergunto, que será que passa na cabeça desse povo em resolver viajar no reveillon uma ou duas semanas antes? Quem é esse que espera o último minuto do segundo tempo ? Muitos respondem : - coisa de brasileiro ! Não acho mesmo, se fosse assim haveriam lugares em quase todos os roteiros, até nos mais procurados. Alguns até tem, mas muita gente querendo reveillon na Patagônia, Noronha, Miami, lugares que em boa parte já foram vendidos há mais de um mes. Será que alguém compra carro assim? no último minuto? ou TV de LCD ? Pergunto porque já vi vários discursos e falatórios que nossos maiores concorrentes são esses produtos. Com o dolar baixo, eles ficam baratos. Mas para ir pra fora também fica. Não conheço bem o hábito de consumo desse varejo, mas pelo pouco que conheço, as pessoas ja estão namorando sua TV de LCD ou carro por um bom tempo e ai vem o dinheiro no fim de ano, agregado a crédito e parcelamentos e a certeza que vai na loja e tem o produto. Porisso pode deixar para o finalzinho. No turismo não ! porisso que fico pasmo quando vejo que comparam e colocam esses produtos como concorrentes do turismo. São coisas bem distintas, muito mesmo.
Espero que tenhamos um estudo mais profundo dos hábitos de consumo no turismo, para adequar a oferta e não ter que dizer não a quem quer desfrutar de uma viagem.
Zuquim, realmente temos muito a estudar e contribuir para o turismo, em especial nós profissionais de marketing. Mas com certeza a satisfação de necessidades são muito dispares. Comprar um carro zero ou tv de lcd tem relação direta com status social, acúmulo de bens que podemos exibir e a busca de conforto no seu cotidiano.
ResponderExcluirViajar tem a ver com ampliar horizontes, descobrir novos lugares, aventurar-se, ser bem tratado, se sentir especial e vivo. E implica ter tempo livre. O tempo é o maior limitante para muitas pessoas viajarem no mundo em que vivemos.
A análise da concorrência viagem x tv lcd/carro deveria partir da observação das necessidades das pessoas.
Talvez não seja apenas o comportamento de "deixar pra última hora" que gera o movimento de compras maior no fim de ano, mas também a necessidade de satisfazer a viagem planejada para este ano antes que ele acabe, ou a confirmação de última hora que você vai ter que tirar férias neste fim de ano...e ai vai ter tempo livre...
Um abraço e parabéns pelo blog, tá indo muito bem! Posts legais pra debater.
Ale Gigante
www.uppiimarketing.com
Eu nesse momento estou em dúvida se compro uma tv ou viajo. Rs.
ResponderExcluirEu nesse momento estou em dúvida se compro uma tv ou viajo. Rs.
ResponderExcluir